quinta-feira, 30 de julho de 2009

Como se prevenir da gripe Influenza A. (Gripe Suína)
A Influenza A ( H1N1) é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus da gripe.
Assim como a gripe comum, a gripe Influenza A é transmitida de pessoa a pessoa , principalmente por meio de tosse, espirro ou com o contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Devemos procurar atendimento médico se tivermos contato com pessoa doente por Influenza A e apresentarmos febre acompanhada de tosse ou dor de garganta.
Temos que procurar imediatamente assistência médica na unidade de saúde mais proxima, e informarmos ao profissional de saúde o roteiro de viagem ou histórico de contato com pessoas doentes.
O tratamento já existe e está disponível em nosso sistema de saúde, e deve ser tomado em até 48horas a partir do início dos sintomas, de acordo com o previsto em protocolo do Ministério da Saúde.
Não devemos nunca esquecer que ninguém deve tomar medicamento sem indicação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência do vírus.
Não existe uma vacina contra esse novo vírus da Influenza A, e também não há até o momento, nenhuma evidência de que a vacina contra gripe comum proteja contra este novo vírus.

Diferenças entre gripe comum e
Influenza A (H1N1)

Gripe Comum

  • Febre: Não chega a 39 graus
  • Dor de cabeça: De menor intensidade
  • Calafrios: Esporádicos
  • Cansaço: Moderado
  • Dor de garganta: Acentuada
  • Tosse: Menos intensa
  • Muco/Catarro: Forte e com congestão nasal
  • Dores musculares: Moderado
  • Ardor nos olhos: Leve
Gripe Influenza A
  • Febre: Início súbito a 39 graus
  • Dor de cabeça: Intensa
  • Calafrios: Frequentes
  • Cansaço: Extremo
  • Dor de garganta: Leve
  • Tosse: Seca e continua
  • Muco/Catarro: Pouco comum
  • Dores musculares: Intenso
  • Ardor nos olhos: Intenso
Medidas Simples para se prevenir da gripe:
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Ou use álcool gel.
  • Ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • Pessoas com qualquer gripe não deve frequentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas
  • Procurar logo a unidade de saúde em caso de suspeita de infecção pela Influenza A (H1N1) para diagnóstico e tratamento adequados
  • Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.
Fonte: Ministério da sáude (Anvisa).

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Prevenções contra gripes e resfriados.

Está com frio?
No inverno é comum as pessoas se protegerem do frio, então os lugares fechados e abafados se tornam bem atraentes, e isto é propício para o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias. A pessoa pode infectar-se por inalar as gotículas presentes no ar diretamente, ou adquirir a infecção ao tocar objetos contaminados.
Ter um alimentação saudável é o primeiro, e um dos principais passos para não adquirirmos estas doenças sazonais, que estão causando preocupação em todo o mundo.
Para se fortalecer, uma dieta com os itens certos podem evitar gripes, resfriados e outros incómodos que surgem nessa época do ano. Temos apenas que consumir os chamados alimentos funcionais, que, além de nutrir, são capazes de afetar beneficamente uma ou mais funções do organismo, aumentando assim sua resistência imunológica, proporcionando um grande bem-estar , reduzindo os problemas de saúde.Uma dieta equilibrada que enfatiza frutas e vegetais frescos, cereais integrais e ainda pequenas quantidades de proteína magra ( frango e peixe) funciona para a maioria das pessoas.
O acido ascórbico, conhecido como vitamina C, também é apontado como a grande responsável no quesito prevenção contra essas doenças. Por ser uma vitamina hidrossolúvel ela é metabolizada e o excesso é excretado pelo nosso corpo, então de acordo com especialistas, o recomendado é a ingestão diária de 100mg a 200mg, eles acreditam que não há, assim, a necessidade consumir diariamente dosagens maiores que estas.

Esses são alguns alimentos que contêm a vitamina C:
*Abacaxi,*Abobrinha,*Acerola,*Agrião,*Alface,*Alho,*Batata,
*Brócolis,*Cajú,*Cebola,*Cenoura,*Espinafre,*Goiaba,
*Kiwi,*Laranja,*Limão,*Morango,*Mamão,*Melão,*Nabo,
*Pimentão,*Rúcula,*Repolho e *Tomate.

Não devemos esquecer que coisas básicas como, lavar as mãos, ter uma boa noite de sono e praticar exercícios , melhoram, e muito as chances de sairmos imunes.
O tratamento da gripe baseia-se no aumento da ingestão de água para melhor hidratação, e repouso. Mas, em alguns casos, o médico pode prescrever um medicamento antiviral.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Auto-Hemoterapia.


Procedimento descoberto em 1912 por um médico, e que foi bastante usado por soldados da segunda guerra mundial.
Introduzida no Brasil pelo médico Licínio Cardoso, esta terapia era feita de maneira um pouco diferente do habitual, eles retiravam o sangue da pessoa, e consistia originalmente em aquece-lo até a temperatura de 37 graus , em um período de 24 horas, dinamiza-lo e introduzi-lo via intramuscular novamente no paciente, a quantia de sangue variava de acordo com o problema apresentado no paciente; A diferença do processo atual é que consiste na recolha de sangue, a partir de um vaso sanguíneo, e a administração do mesmo por via intramuscular no individuo, no mesmo momento da coleta. Defensores do procedimento alegam que o organismo vê no sangue reinjetado um corpo estranho, o que estimula o sistema imunológico.
Hoje este processo ganhou força; Por ser simples e de baixo custo, várias pessoas estão aderindo a este tratamento que se tornou um assunto polêmico em todo o país. Quem não gostaria de se ver livre dos sintomas de doenças como Artrite, Rinite, Câncer e até mesmo Aids, com um custo baixíssimo?
O interessante nesta história é que adeptos deste tratamento, que na verdade se tornou famoso graças ao médico Luiz Moura de aproximadamente 82 anos que descrevia em um DVD os benefícios da técnica, estão completamente satisfeitos com os resultados obtidos, quem estava com alergia..não está mais, quem tinha dor..não tem mais e assim por diante.
O problema é que autoridades de saúde advertem que a Auto-Hemoterapia não tem evidências cientificas atestando a segurança e a eficácia deste tipo de tratamento. Sendo assim, para acabar com a " festa " a ANVISA advertiu que o procedimento Auto-Hemoterapia pode ser enquadrado no inciso V, Artigo 2º do Decreto 77.052/76, e sua pratica constitui infração sanitária, estando sujeita às penalidades previstas, como multas e fechamento dos estabelecimento.
Então fica a grande dúvida, o processo é perigoso a saúde, ou foi proibido por ser de baixo custo, e poucos ganham com isto? A Pergunta que não quer calar.....

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Emagrecer com Metformina funciona?

Hoje em dia com os avançados estudos que a medicina nos proporciona , nos vemos em uma época que os tratamentos se tornam cada vez mais surpreendentes ano após ano. Medicamentos que usávamos para determinados tipos de tratamento se tornam heróis para a prevenção e até mesmo cura para outras doenças.
A Metformina vem sendo estudada e o que vemos é a sua introdução em novas terapias que em algum tempo atrás nem ousaríamos em testa-las;Não podemos esquecer que ela é adjuvante da dieta do controle de diabetes,insulinoindependente (tipo II) quando o regime alimentar sozinho não permite a normalização do peso e/ou glicemia.É também indicado para complementar a insulinoterapia em diabetes insulinorresistentes.
Emagrecer com Metformina é uma realidade que vem sendo aplicada com a associação de inibidores de apetite; Relatos de pessoas que a utilizaram apontam resultados positivos.
Ainda é cedo para sabermos se esta associação é benéfica ou maléfica para o organismo.
E você? Usaria a Metformina para emagrecer?